Como economizar água: 25 dicas para reduzir o consumo no día a día

25 dicas para economizar água e reduzir seu consumo agora mesmo

25 DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Essas são as 25 dicas principais para saber como economizar água no Brasil e em qualquer lugar do mundo

1) Banhos mais curtos

Tomar banhos mais curtos reduz muito a quantidade de água usada. Segundo estudo do laboratório do governo paulista, se cada pessoa no Brasil reduzisse o tempo no banho, economizaria mais de 58,6 bilhões de litros de água por mês.

Banhos mais curtos

Segundo a Copasa-Copanor, a cada 15 minutos com a ducha ligada são gastos aproximadamente 135 litros de água. Por isso é tão importante levar em conta a economia de água em casa, principalmente na hora de contratar empresas que se especializem no assunto como a Copanor, por isso é preciso estar sempre em dia com a sua conta de água e seguir essas dicas.

Emita e parcele sua conta de água da Copanor

Se quiser emitir e parcelar sua conta Copanor, basta baixar um aplicativo de pagamento como o RecargaPay e depois ir ao site oficial da empresa para emitir a fatura. Se quiser saber mais, pode ler este artigo sobre a emissão e parlamento da Copanor 2 via.

2) Desligue o chuveiro para ensaboar

Quando você está tomando banho e quer fazer espuma, o ideal é desligar o chuveiro para evitar o uso desnecessário de água.

3) Escove os dentes com a torneira fechada

Para saber como economizar água, é importante manter a torneira fechada ao escovar os dentes. De acordo com o estudo da consultoria Brasil Real Data, mais de 30 milhões de brasileiros costumam deixar a torneira aberta até terminar de escovar os dentes, o que gera mais de 30 milhões de litros de água desperdiçada.

Dicas Legais de como Economizar Água

4) Verifique se há vazamentos de água

Estudo da empresa Sabesp revela que a cada mês mais de 100 mil litros de água são perdidos nas tubulações de uma casa de família comum. Nesse sentido, com o que se perde em meio dia, é possível limpar até 5 carros.

5) Evite usar mangueiras

O uso da mangueira para a lavagem é totalmente desnecessário. Com apenas 15 minutos de uso de uma mangueira comum, são utilizados mais de 180 litros de água.

6) Reutilizar a água

Muitas vezes, é necessário usar a água mais de uma vez, sem afetar em nada a saúde. Atividades como lavar o carro são ideais para isso.

7) Reutilizar água da máquina de lavar

Embora não seja aconselhável usar a máquina de lavar (devido à quantidade de água que se perde), há momentos em que é necessário. Nesses casos, para continuar economizando, pode-se usar a água da máquina (que já sai ensaboada) para limpar o chão, a louça, entre outras coisas.

Se quiser emitir e parcelar sua conta Comusa, basta baixar um aplicativo de pagamento como o RecargaPay e depois ir ao site oficial da empresa para emitir a fatura. Se quiser saber mais, pode ler este artigo sobre a emissão e parlamento da Comusa 2 via.

8) Dê descarga conscientemente.

De acordo com o Instituto Nacional de Água para o Mundo, cada descarga de um banheiro comum consome entre 6 e 10 litros de água. Portanto, é aconselhável lavar a corrente somente quando tudo estiver pronto.

9) Não jogue papel ou lixo no vaso sanitário

Parece mentira, mas um erro muito comum é jogar papel higiênico no vaso sanitário. Quando isso acontece, ao dar descarga, ele consome até 10 vezes mais água do que o normal.

10) Evite trocar a água da piscina.

Aprenda a limpar sua piscina adequadamente para evitar o desperdício de todo esse volume de água, muitas vezes desnecessariamente. Outra dica para economizar água é cobrir a piscina com uma lona: além de manter a água limpa, evita a evaporação.

Meio Ambiente - Dica para economizar água

11) Não derrame óleo na pia

Um erro comum na cozinha é colocar óleo na pia, o que nos faz consumir muito mais água tentando limpar tudo. É aconselhável usar recipientes pequenos para descartar o óleo restante após o cozimento.

12) Use menos água para cozinhar

Às vezes usamos muita água desnecessária para cozinhar. Por exemplo, para ferver batatas, enchemos uma panela inteira com água quente. Na verdade, tudo o que você precisa fazer é encher a panela até a metade ou até que as batatas estejam por cima.

13) Não encha a banheira

Não é necessário encher completamente a banheira (para adultos, banheiras de hidromassagem ou mesmo crianças). Para um banho relaxante e agradável, basta preencher 2/3 (ou um pouco mais da metade) da sua capacidade.

14) Não desperdice um copo de água

Não desperdice um copo de água

Segundo a Sabesp, 7 em cada 10 pessoas não acabam de beber um copo d’água. Ou seja, depois de enchê-lo completamente com água, bebem o que querem e depois jogam fora em algum lugar.

15) Use produtos de limpeza fortes

Ao usar produtos de limpeza concentrados, a eficácia da limpeza é duplicada e nos impede de usar mais água do que precisamos

16) Use um sprinkler

Se o seu problema é que você tem um jardim e quer mantê-lo bonito e saudável sempre, o ideal é usar um aspersor/sprinkler e não uma mangueira, já que o aspersor/sprinkler permite economizar até 10 milhões de litros por dia.

17) Crianças ensinando

Uma coisa importante que você sempre deve fazer é ensinar as crianças desde muito novas a cuidar da água. Dessa forma, eles vão crescer fazendo isso e você vai gastar muito menos a cada mês.

COMO ECONOMIZAR ATÉ 50% DE ÁGUA - DICA SENSACIONAL

18) Usando água da chuva

É sempre importante saber aproveitar os recursos naturais. Por isso, a água da chuva, uma vez recolhida e deixada bem tampada ou em recipiente fechado, pode ser utilizada para limpar o chão, lavar a louça, etc.

19) Lavar a roupa à mão

Usar a máquina de lavar custa muitos litros de água por dia, portanto, lavar a roupa à mão, utilizando as técnicas de lavagem explicadas acima, torna-se uma tarefa ideal.

20) Usando um copo para escovar os dentes

Um método muito bom e recomendado para escovar os dentes sem perder muita água é usar um copo cheio, o que permite ter um limite de água para usar e assim distribuí-la melhor.

21) Use a água do ar condicionado

Use a água do ar condicionado

Para que essa água não seja desperdiçada, coloque um balde embaixo da bica e depois use para regar as plantas, por exemplo. Não se esqueça de manter seu eletrodoméstico atualizado para evitar gastos desnecessários (água e energia).

22) Enxaguar as mãos primeiro

Para evitar ter que lavar, enxaguar e lavar novamente, o ideal é que, antes de lavar as mãos com água, primeiro enxágue e depois se molhe.

23 Limpe o pátio com uma vassoura

É muito comum que as pessoas limpem o quintal usando uma mangueira ou vários canos de água. Porém, com uma vassoura é muito mais eficiente, menos pesado e você pode economizar água sem problemas.

24) Plantas que requerem pouca água

Os amantes das plantas são sempre os mais prejudicados quando se trata de economizar água. Porém, existe uma solução: compre plantas que requeiram pouca água por dia, assim você guarda suas plantas e ao mesmo tempo economiza água.

25) Diminua o pano úmido

Em vez de limpar o chão de sua casa com um pano úmido todos os dias, escolha simplesmente varrer. Se sua rotina é tirar os pelos do seu animal, vale a pena investir em um aspirador de pó. Você usará eletricidade para limpar tudo e pode deixar o pano úmido apenas para sexta-feira ou o dia de limpeza escolhido para sua casa.

Turma da Mônica - Economizar Água

CÓDIGO: VITALESAZEV-01-JUN-2021

5 comentários em “25 dicas para economizar água e reduzir seu consumo agora mesmo”

Deixe um comentário